Pages Navigation Menu

DITOS & ESCRITOS

CARTA A UM FILHO DEMOCRATA E ANTIBOLSONARISTA

Carta e caneta tinteiro
Carta e caneta tinteiro

Caro filho Ricardo,

Não devemos esquecer que a base real política que viabilizou o bolsonarismo foram os erros do PT, associados a onda da extrema direita que varre as nações democrática, com a chegada de Trump ao poder. Sem estes, Bolsonaro estaria no seu limbo político, como sempre esteve – aliás, é este o seu medíocre e insalubre habitat natural.  

Enquanto ficarmos capturados nessa visão dicotômica, binária, reptiliana de querer julgar a nefasta extrema direita, a partir da nefasta esquerda petista-corrupto-populista, não andaremos um passo para sair dessa armadilha que a história colocou a nação brasileira. Ficaremos presos nesse movimento que chamo “O Pêndulo da Irracionalidade da história”.

O grande desafio é identificar uma liderança política capaz de quebrar esta polarização; alguém que possa conduzir o país para o “caminho do meio” – tão valorizado pela filosofia grega -, equidistantes dos extremos ideológicos; alguém que tenha os valores democráticos como balizas sagradas para guiar suas políticas públicas – voltadas a superação das desigualdades sociais, ao crescimento econômico competitivo e sustentável e, acima e tudo, a um Estado Moderno que garanta e aprofunde o direito à diversidade humana.

Isto é urgente! Pois, o embate eleitoral das próximas eleições municipais, irão ditar que trilhos rumaremos. Precisamos que os humanistas e democráticos progressistas se unam em uma frente ampla contra essa ameaça a democracia que é hoje a tensão política entre bolsonaristas e lulopetistas – tão bem manipuladas por estas duas correntes.

Tudo começa, porém, quebrando, dentro de cada um de nós, essa visão de querer compreender tudo a partir da base ideológica em que fomos constituídos. Um novo momento democrático na história anseia para ser construído, com novas bases ideológicas, com novas práticas políticas, com uma nova ética.

João Rego
DITOS & ESCRITOSwww.facebook.com/politica.psicanalise


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This