Pages Navigation Menu

DITOS & ESCRITOS

Apresentação

Auto retrato

Meu site tem o objetivo de registrar um pouco dos meus textos, pensamentos e reflexões sobre os diversos assuntos – e áreas do conhecimento – em que já atuei, e nas que continuo atuando.

É espaço para a escrita, para o áudio e vídeos, como expressão do que foi vivido.

O legal desta forma de interação com um público tão diverso como os usuários da internet, é que sua escrita fica registrada, fazendo efeito sobre aqueles que a acessam, e não guardada, protegida da crítica e sem mais nenhuma utilidade.

O mundo digital carrega algumas características como a atemporalidade e a onipresença, características estas que a teologia e a religião então só haviam encontrado em Deus.  Assim, aqui serão publicados textos do passado intermediados pelos textos atuais, confiando nesta atemporalidade como forma de interagir com o outro.

Seja bem vindo!

MINHA FORMAÇÃO

A ENGENHARIA E A CIÊNCIA POLÍTICA

Minha formação é um pouco eclética, fiz engenharia eletrônica, e durante o regime autoritário me envolvi com a militância política, o que me levou a cursar o mestrado em ciência política. Nele, passei quatro anos envolvido com o estudo da ciência política e com minha tese sobre o Sistema Partidário Brasileiro, de 1982 a 1990, período da transição do regime militar de 64 para a democracia, que até hoje vivemos.

A PSICANÁLISE

Nesta mesma época, aos 33 anos, entrei em análise pessoal. Descobri Freud e sua impressionante obra sobre a condição humana.

Ao mesmo tempo em que comecei a ler Freud, descobri as instituições lacanianas aqui em Recife. O CEF Centro de Estudos Freudianos, o Traços, a IPB todas elas foram espaços importante por onde circulei para estudar Lacan e sua obra. Fixei-me, por fim, no Traço Freudiano, onde tive o privilégio de fazer a formação com meu supervisor Paulo Medeiros.

Após seis anos de análise, comecei a prática clínica, a princípio dividindo uma sala com uma colega, e depois com o consultório próprio, onde exerci a prática da psicanálise por oito anos.

Esta atividade foi suspensa em 2007, por força de outros significantes que, desde sempre, me guiavam para o mundo corporativo.

O EMPREENDEDORISMO

Ainda, nesta época, ao fazer o site da minha instituição psicanalítica, o Traço Freudiano, me descobri – ou me reinventei -, designer gráfico. O site fora premiado na argentina como o melhor site psi da América latina. Isto foi o começo da minha empresa a Finis Art. Estava decretado o meu capítulo como empreendedor. A Finis Art foi fundada em Abril de 2001, e surfou na época áurea do web design, hoje massificado pela invasão das templates e outras ferramentas de marketing digital. Foi vendida em 2010.

A FACTTA Consultoria, estratégia e competitividade

A Finis Art, embrião da FACTTA Consultoria, que originalmente atuava apenas com desenvolvimento web, à medida que fomos interagindo com o mercado, nosso plano estratégico foi nos direcionando para o universo da consultoria em estratégia corporativa e marketing, potencializados pela tecnologia da informação e pela internet, com suas radicas transformações na economia e na sociedade.

Assim, após esta longa e diversificada trajetória, é a gestão da FACTTA Consultoria que me envolve e me motiva. Condensando tudo que foi vivido, pensado e aprendido para o foco na consultoria, mergulhando nas complexas áreas do conhecimento sobre as empresas e suas estratégias, meu desafio hoje é ajudar a viabilizar empreendimentos com vantagens competitiva sustentáveis em mercados onde a internet e a tecnologia da informação vêm transformando radicalmente a forma de produzir valor.

Sem perder a dimensão do humano.

www.factta.com

A HOSTING SEASON

Em 2016 compramos um flat para investimento. Decidimos alugá-lo por temporada, usando a plataforma Airbnb. O resultado foi surpreendente e, mais tarde, atendendo a demandas do mercado, decidimos, com nosso filho mais velho, transformar o que era antes um recurso para nossa aposentadoria em uma empresa, a Hosting Season – Local Hosting for a Global Market.

www.hosting-season.com

A AÇÃO PÚBLICA

A Revista Será?

A Revista Será? Fundada em 2012, a Revista Será? Fundamos um empreendimento que tinha como missão levar conhecimento para um público da internet que estivesse interessado em algo mais profundo. Hoje, com seis anos ininterruptos de conteúdo publicado semanalmente a Revista Será? Tem cerca de 18.000 seguidores em sua fanpage que recebem semanalmente A Opinião da Semana e artigos sobre economia, política, literatura, arte e sociedade.

www.revistasera.info

O Movimento Ética e Democracia

Em 2016, quando começou a crise do impeachment de Dilma, nos posicionamos a favor e, juntos com vários intelectuais e profissionais liberal, fundamos o Movimento ética de Democracia. Um espaço para debates e atuação política suprapartidário que vem atuando com discussões e debates sobre os principais temas que afligem nosso país. Temos cerca de 22.000 seguidores no facebook.

www.etica-democracia.org

***

João Rego
Ditos & Escritos
É engenheiro, consultor, mestre em ciência política com formação em psicanálise.
www.joaorego.com