Pages Navigation Menu

DITOS & ESCRITOS

CONSULTORIA

 Introdução.

O termo Consultoria tem se perdido, ou diluído em várias representações simbólicas. Em alguns casos é usado, como uma forma de profissionais, depois de longa carreira, colocarem seus serviços, fruto de importante aprendizado, a serviço das demandas do mercado empresarial.

No meu caso decidi, apesar (ou por causa?) de ter navegado por vários e muitos mares, dar o foco para consultoria e a pesquisa nos campos da administração estratégica e da inovação.

Estas duas vertentes do conhecimento empresarial formam, de maneira inter-relacionada, um poderoso conjunto de conceitos, métodos e ferramentas capaz de fortalecer as empresas do século XXI no enfrentamento de seus grandes desafios: a globalização da economia, as rápidas mudanças no ambiente de negócio decorrente dos impactos das inovações tecnológicas e, por fim, mas não menos importante, as mudanças de hábito de um consumidor fortalecido e imerso no mar de desejos e facilidades que a sociedade da informação lhes possibilita.

Minha formação como consultor é resultado da decantação de diversos saberes e aprendizados adquiridos ao longo da minha carreira profissional. Surge com a engenharia em telecomunicações; depois com a experiência como gestor público; mais tarde com a pesquisa social como mestre em ciência política, passando pela formação e pela prática clínica da psicanálise e o empreendedorismo. É este conjunto de saberes e aprendizado que, de forma diversa e complementar, se coloca para o mercado através dos serviços de consultoria.

Este módulo, intitulado Consultoria, é um espaço para o registro da minha prática consultiva, realizada através da Factta Consultoria e está dividido em:

  • Artigos
  • Entrevistas
  • Estudos de caso

Recife, 11 de abril de 2012.

João Rego
Ditos & Escritos
É engenheiro, consultor, mestre em ciência política com formação em psicanálise.
www.joaorego.com