Formação

Recife, setembro de 2010.

*João Rego

A engenharia e a ciência política

Minha formação é um pouco eclética, fiz engenharia eletrônica, e durante o regime autoritário me envolvi com a militância política, o que me levou a cursar o mestrado em ciência política. Nele, passei quatro anos envolvido com o estudo da ciência política e com minha tese sobre o Sistema Partidário Brasileiro, de 1982 a 1990, período da transição do regime militar de 64 para a democracia, que até hoje vivemos.

A psicanálise

Nesta mesma época, aos 33 anos, entrei em análise pessoal. Descobri Freud e sua impressionante obra sobre a condição humana.

Ao mesmo tempo em que comecei a ler Freud, descobri as instituições lacanianas aqui em Recife. O CEF Centro de Estudos Freudianos, o Traços, a IPB todas elas foram espaços importante por onde circulei para estudar Lacan e sua obra. Fixei-me, por fim, no Traço Freudiano, onde tive o privilégio de fazer a formação com meu supervisor Paulo Medeiros.

Após seis anos de análise, comecei a prática clínica, a princípio dividindo uma sala com uma colega, e depois com o consultório próprio, onde exerci a prática da psicanálise por oito anos.

Esta atividade foi suspensa em 2007, por força de outros significantes que, desde sempre, me guiavam para o o universo do empreendedorismo.

O empreendedorismo

Ainda, nesta época, ao fazer o site da minha instituição psicanalítica, o Traço Freudiano, me descobri – ou me reinventei -, designer gráfico. O site fora premiado na argentina como o melhor site psi da América latina. Isto foi o começo da minha empresa a Finis Art. Estava decretado o meu capítulo como empreendedor. A Finis Art foi fundada em Abril de 2001, e hoje com quase dez anos, já se desdobrou em outras empresas que atuam de forma complementar, reforçando-se mutuamente, como diria Michael Porter – guru de Harvard – como o objetivo de se consolidar no mercado, marcada pelos seus diferenciais competitivos.

Em dezembro de 2010, a Agiste se transforma na Factta Consultoria que passa a atuar no setor de consultoria organizacional, planejamento estratégico, gestão estratégica da inovação e gestão de projetos.

A estratégia e o marketing

A Finis Art que originalmente atuava apenas com desenvolvimento web, à medida que fomos interagindo com o mercado, nosso plano estratégico foi nos direcionando para o universo da consultoria em estratégia corporativa e marketing, potencializados pela tecnologia da informação e pela internet, com suas radicas transformações na economia e na sociedade.

Assim, após esta longa e diversificada trajetória, é a gestão da Factta Consultoria que me envolve e me motiva. Condensando tudo que foi vivido, pensado e aprendido para o foco na consultoria, a práxis e a teoria. Nosso desafio hoje é o mergulho nas complexas áreas do conhecimento sobre as empresas e suas estratégias,  ajudando a viabilizar empreendimentos com vantagens competitiva sustentáveis em mercados onde a internet e a tecnologia da informação vem transformando radicalmente a forma de produzir valor.

***

* João Rego é engenheiro, mestre em ciência política e tem formação em psicanálise.
Como consultor empresarial, atua com o foco na pesquisa e na práxis da administração estratégica, da inovação e da gestão do conhecimento.

É Diretor da Factta Consultoria, Estratégia e Competitividade.
É Editor da Revista Será? Opinião, crítica, artigos, ensaios e resenhas.
joaorego.com
linkedin
facebook