Pages Navigation Menu

DITOS & ESCRITOS

GORKI, OS PASSEIOS

Elba e Gorki, vendo as vitrines
Elba e Gorki, vendo as vitrines

GORKI, OS PASSEIOS

Nosso objetivo em adquirir um outro cão era, além de preencher o vazio da perda de Zart, nos fazer companhia durante nossas caminhadas nos finais de semana, um hábito que exercemos com Zart, durante toda sua vida. Saímos, às vezes, sem rumo pelas ruas da cidade, explorando com outros olhares os diversos recantos do Recife. Só que Gorki, desde que tinha um ano, emperrava e nos forçava a trazê-lo nos braços. Assim, nossa carreira de caminhantes urbanos foi sabotada pela preguiça e a teimosia de Gorki.

Nossos finais de semana sempre começam com a ida a à Feira Orgânica ada Praça de Casa Forte, uma bela praça projetada, nos anos 50, por Burle Max. Enquanto eu comprava frutas e verduras Elba passeava com ele. Às vezes, eu, inspirado, fazia alguns ensaios fotográficos amadores.

Praça de Casa Forte

Elba com Gorki na Praça e Casa Forte
GALERIA Elba com Gorki na Praça e Casa Forte

Pelos Aflitos e Jaqueira

Registrei um dos nossos passeios pelos Aflitos e Jaqueira, dois bairros muito bem situados na região norte do Recife. Margeiam o Rio Capibaribe e tem o Parque da Jaqueira, o melhor parque da cidade.

É interessante, mas muitas vezes repetindo o mesmo percurso não nos cansávamos, pois algo muda, sempre, provavelmente dentro de nós mesmos. O certo é que o cão tem essa magia de nos transportar pela cidade, revendo, com novos olhares um cenário que aparentemente é imutável.

CLIQUE para Galeria Passeio nos Aflitos

Sítio da Trindade

O Sítio da Trindade é outro parque da região. Lembro-me que fomos com ele, ainda novinho, e nosso idílico passeio entre as árvores seculares terminou com uma “tragédia”: Gorki acho fezes humanas e fez a festa.

Abaixo o texto que escrevi para a família, sobre o incidente:

“Recife, Sábado 31 de março de 2007.

Apesar do susto com a manchete do jornal, que pego ainda dormindo todas as manhãs, “TODOS OS AEROPORTOS DO PAÍS PARADOS”, decidimos não nos impressionar e fazer de conta que tudo estava normal. Fomos para o nosso passeio clássico com Gorki, que apesar de ter sempre o mesmo roteiro, às vezes nos impressiona pelas surpresas. Levei a câmera para começar a me acostumar com a bicha, pois vamos andar que só a gota pela Europa, e a câmera, junto com o tripé, serão meus acessórios do cotidiano.

Vocês podem ver o belo parque que é o Sítio da Trindade, tudo muito verde, a alegria de Gorki, a leveza de espírito minha e de Elba até que……Gorki acha um pacote de merda humana, e come. O meu PUTA QUE PARIU!!! Ecoa pelos quatro cantos do parque e se acaba o humor.

Para quem cria cachorro, esse é um dos piores momentos que você pode experimentar, e Gorki como é novo e de caça é expert em achar merda humana.

Bem, mas como já andamos com água no carro, fizemos o asseio e fomos para o Parque da Jaqueira. Vocês verão cenas na barraca de coco de Bráulio, o movimento na calçada e finalmente nossa conversa com Alfredo, dono de Jonnhy, um cocker da cor de Zart que está brincando com Gorki.

Hoje é domingo e parece que os aeroportos estão voltando ao normal, espero que corra tudo bem.

Mandarei notícias em Portugal.

Abraços,

João Rego”

CLIQUE AQUI para Galeria Passeio Sítio da Trindade

Praça Souto Filho

A Praça Souto Filho, hoje conhecida como a Praça dos Cachorros, fica ao lado do Parque da Jaqueira. Estabeleceu-se como ponto de encontro dos donos de cães. Pela manhã, à tarde e à noite sempre tinha encontro dos donos com seus cães. Nessa época tínhamos Zart e era uma beleza, após um dia intenso de trabalho irmos lá para prosear com os amigos.

CLIQUE AQUI Para Galeria Passeio na Praça Souto Filho


Palácio do Governo

Embora mais longe da nossa casa, estávamos desejando mudar de ares e, acho, fomos comprar algum ingresso para uma peça no Teatro Santa Izabel. Levamos Gorki para conhecer a Praça que fica em frente ao Palácio do Governo.

Galeria passeio Palácio do Governo

Av Beira Rio.

A Av. Beira Rio fica em um bairro vizinho, a Madalena. Em domingo fomos com Gorki para lá. Aproveitei, como sempre, para fazer meu registro fotográfico amador.

Galeria Passeio na Beira Rio

A Praça Fleming

Esta é uma Praça bem pequena e simpática, fica ao lado do mercado de frutas. Com Gorki, aos domingos, Elba ficava passeando enquanto eu comprava frutas e verduras. Ele, com sua natureza de cão dominante, era difícil conviver com os outros cães, pois sempre queria desafiá-los e submetê-los ao seu domínio. Assim, Elba tinha que manter uma certa distância de alguns cães para evitar desgastes.

Galeria Praça Fleming

A Praia de Boa Viagem

Diferente de Zart que mergulhava no mar, ou às vezes nos assustava, em Tamandaré, quando avançava nadando mar adentro, Gorki era mais arredio com o mar. Não sei se porque já havia áreas restritas em Boa Viagem e, como isso, nós limitamos nossos passeio na praia, o certo é que ele não era muito chegado ao mar. Foram, portanto, poucas às vezes que fomos com ele em Boa Viagem. Registrei uma delas.

Galeria Passeio em Boa Viagem

Poço da Panela

Foram muitas as vezes que fomos com ele no Poço da Panela, um agradável bairro com muitas casas antigas e preservado dos espigões que tomam conta da cidade. Fica ao lado do Bairro de Casa Forte e destaca-se pelo silêncio. Como é bem pequeno, andávamos cada canto dele.

Galeria Poço da Panela

*

O menu abaixo registra, desde a primeira semana de Gorki até os diversos momentos em que ele foi nosso companheiro.

1 2 – 3 – 456

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This