Pages Navigation Menu

DITOS & ESCRITOS

IDEOLOGIAS E SUAS LENTES FOSCAS

J.Rego – Resposta a BOLSONARO O PODER E AMIDIA ilustracao

Resposta a um amigo militante, em discussão no Whatsapp

Não quis ofendê-lo, conheço-o e o respeito como político e gestor público. Quando falo em lentes fosca das ideologias, falo no sentido de que a paixão política por uma ideia ou um projeto – e aí ninguém escapa de ser capturado pelas suas ideologias, pois é do ser humano, quando envolvido em um embate negar o outro. Falo por experiência própria pois já fui também um militante como você. Só que após percorrer vários caminhos dos saberes, entre eles a ciência política e psicanálise, começamos a polir as nossas lentes, contendo o impulso das paixões sobre os nossos pés.

Tentando ver a verdade efetiva das coisas, como recomendou Maquiavel.

Não há nada mais enganado e manipulador do que o discurso de alguns políticos em uma campanha, de todos os lados, principalmente se temos uma população com baixo nível de educação política.

Votei no PT, na primeira vez, pois tinha certeza da idoneidade de seus líderes. Se enlamearam e destruíram esperanças.

Falando em gerações concordo com você que o processo histórico avança dialeticamente e não linearmente. Tivemos o fluxo da esquerda, como contrapartida viveremos com a direita no poder. É hora de a esquerda exercer sua competen6encai como oposição. A democracia precisa disso.

Espernear e gritar palavras de ordem é tudo que Bolsonaro quer, pois isso só o fortalece. Oposição qualificada significa ir além de quem está no poder, torcer pelo país e pelo seu povo.

É isto o que penso.

***

João Rego
Ditos & Escritos
É engenheiro, consultor, mestre em ciência política com formação em psicanálise.
www.joaorego.com
www.facebook.com/politica.psicanalise

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This