Pages Navigation Menu

DITOS & ESCRITOS

O PARQUE EL RETIRO

Caminhada pela manhã no Parque El Retiro

Madri, 15 de Outubro de 2017

Saímos às 9 da manhã caminhando em passo célere para o Parque El Retiro, fazia frio e a cidade apenas começava a acordar. Descemos a Gran Vía até chegarmos ao El Retiro, que é o principal palco das atividades de lazer em área verde da cidade. Antônio Carlos, maratonista começou logo a se aquecer; Elba e Fabiana, dois exemplos de irmãs, caminham rápido em sincronia com o ritmo da conversa; eu, o retratista do grupo, caminho lento, ao ritmo dos meus pensamentos tranquilos, absorvendo a atmosfera pacata de um belo cenário onde turistas e madrileños convergem para o contato diário com a natureza.

Voltamos mais devagar, agora subindo a Gran Via, já pensando no café da manhã no Café do Jorge, uma simpática figura que atende a todos muito bem e consegue, com extraordinária eficiência, entregar tudo rápido e com qualidade. Antônio Carlos, que é diretor de produção de uma indústria de lacticínios fica impressionado com a diferença de produtividade dos trabalhadores do Brasil. É algo que vai além de processos logísticos, é formação cultural.

Depois do desajun em Jorge (… rapaz como eu gosto dessa hora!) um bom banho e planejar o dia, bem descansado na cama, enquanto as mulheres se arrumam. Quanto mais demora mais eu gosto.

Saímos, lépidos e fagueiros, com celular e maps na mão em direção a Plaza de Las Comendadoras, Elba havia lido que lá tinha uma feira de artesanato interessante e ficava na direção do Mercado San Antonio, nosso alvo do dia. Tome ladeira e quando lá chegamos não havia nada, apenas uma praça de subúrbio com uns gatos pingados. Bem, é nessa hora que devemos aplicar a regra número um do turista : encarar as frustrações com bom humor. É foi o que fizemos, retomamos, na mesma pisada, a caminhada para o Mercado San Antonio. 

No meio do caminho uma parada estratégica para um sorvete. Madrid no sábado impressiona pelo fenômeno das Plazas. Existem muitas praças, algumas seculares, e nós sábados elas enchem de pessoas, quase sempre com uma feirinha de brechó e antiguidades. Quem conhece a Benedito Calixto em São Paulo vai entender perfeitamente o clima daqui nos sábados. Imaginem, pelo menos, uma centena dessas com a família madrileña curtindo com seus filhos e amigos – apesar dos intrusos turistas. 

Madri 2017 Parque El Retiro

CLICANDO NA IMAGEM ACIMA, VAI PARA O ALBUM DE FOTOS

***

João e Elba Rego
São casados há 40 anos e adoram viajar. Os registros das nossas viagens são uma forma de compartilhar nossas experiências com os amigos.
www.joaorego.com/viagens

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This