Introdução ao Módulo Ciência Política

jun 30, 2014 by

João Rego, junho de 2014.

Quando deixei a área da gestão pública para fazer o mestrado e ciência política, em 1989, o mundo enfrentava o fim de uma era com a Queda do Muro de Berlim. Foi o fim da experiência fracassada do comunismo, iniciada em 1917 na Rússia e o começo da era da democracia como um valor universal. Nessa atmosfera dediquei quatro anos de estudos sobre teoria política clássica e contemporânea; sobre métodos de pesquisa social e comportamento eleitoral. Estávamos no meio para o fim da transição de uma ditadura para a democracia. Partidos políticos e sistemas partidários eram os temas de maior relevância na agenda da pesquisa em ciência política no Brasil, pois tratava-se de compreender o trilhamento institucional que possibilitaria o trem da democracia partir rumo ao futuro, que até hoje, 25 anos depois, nunca descarrilou. Minha tese foi sobre a formação do Sistema Partidário Brasileiro durante o período de 1982 a 1990.

Este módulo é uma espécie de acervo de meus escritos durante parte da militância partidária e da realização do Mestrado em Ciência Política na UFPE. Período entre 1982 e 1993, quando terminei minha tese sobre a formação do Sistema Partidário Brasileiro.

São textos, em sua grande maioria, datados—, ou seja, para lê-los é preciso o leitor se situar no momento em que foi escrito—, mas nem por isso os descarto, sabendo da sua importância para construção da minha formação intelectual.

Estão ordenados, para facilidade de leitura entre:

a.) Artigos para jornais;

b.)Ensaios;

c.)Tese de Mestrado

***

 

DITOS & ESCRITOS
João Rego
joaorego.com

إيروس وثانتوس

 

 

Related Posts

Share This

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *